quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O ego, as mãos e a vida

Por que ambas as mãos estão unidas, a mão esquerda não golpeia a direita para vingar-se quando a direita erra o prego e golpeia a mão esquerda que segurava o prego. Por sua vez, a mão direita cuida da esquerda machucada e não lhe exige recompensa futura. Segundo ensinamentos do mestre Thich Nhat Hanh, isso só é possível por que ambas as mãos não se discriminam.

É só a mente que discrimina a mão direita da esquerda como partes separadas de um todo. É ela também que pode confundir uma mancha na parede com uma aranha e me causar um medo tão real como se fosse realmente um animal na parede. E entre confusões e medos (que sempre podem ser questionados o quão reais são), o que eu penso do mundo me faz sofrer o tempo todo se não usar sabedoria.

O envelhecimento, as doenças, as mortes são partes da natureza da vida. Mas nossa mente apegada às nossas experiências de bem-estar e felicidade está sempre nos causando sofrimento quando algum desses "problemas" nos visita. É ela que discrimina eventos naturais como fontes de sofrimento.
 
Metendo os pés pelas mãos
 
Para amadurecer a nossa sabedoria e nos proteger do sofrimento precisamos olhar essas experiências de frente e aprender com elas. E assim, pode ser mais leve o dia a dia de quem envelhece, adoece, perde, se desaponta, ou seja, todos nós. Por que se a natureza humana em si é causa de sofrimento, só vou encontrar a minha felicidade quando dominar a minha paz mental.

"Nossa motivação para o processo de transformação vai crescer na medida em que desistirmos da operação usual de sustentar a energia manobrando condições externas, por meio de identidades, bolhas e jogos sutis que tentamos ganhar. Precisamos observar, de novo e de novo, como isso nunca funciona. Em nós e nos outros. O tamanho do buraco é muito maior do que imaginamos. Para qualquer que seja sua busca de felicidade condicionada, guarde esse mantra no coração: não… vai… dar… certo… não… vai… dar… certo… não… vai… dar… certo…". Esse trecho do texto do Gustavo Gitti traduz o fracasso a que estamos fadados ao apostarmos todas as fichas no mundo exterior.
 
Dando a mão à palmatória
 
É duro admitir mas meu crescimento interior certamente mais floresceu em momentos de grandes crises: fracasso nos relacionamentos, dificuldades profissionais e financeiras, perdas, mortes e agora a doença da minha mãe, certamente, uma das pessoas mais importantes na minha vida. Com ela, estou encarando os maiores medos como a perda, o sofrimento de quem se ama, a transformação dolorosa do seu corpo, a solidão. E meu sofrimento por ela, também em parte é o sofrimento por mim que também estou sujeita às mesmas dificuldades que ela vem atravessando com muita sabedoria.

Se não vai pelo amor, vai pela dor, diz o ditado. Pela dor, lado a lado com o amor, finalmente estou aceitando que não vai dar certo do jeito que eu queria. E estou livre para repetir outro mantra: não brigue com a vida, apenas lide com ela. Como a mão esquerda que não castiga a direita quando ela lhe causa problemas, quero apenas dar as mãos aos meus problemas e conduzi-los da maneira mais amorosa possível, olhando-os nos olhos e aprendendo o máximo que puder aprender.



4 comentários:

  1. Mega texto mocinha. Isso ai encara o touro e mostra a capa.
    Por falar no Gustavo, já foi à Taketina se libertar? Se não, vamos?
    Bj
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Não fui! Mas topo ir! Quando, quando? Você tem ido aos encontros? Só recebi os convites.

    Tenho somente contato com o Gustavo no O Lugar, conhece? Participei do site nos últimos 3 meses. É incrível o trabalho, a qualidade dos textos e das conversas. Inclusive eles mantêm um encontro de quarta-feira que pretendo aderir em breve. Anima a ir também?

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Juju, assim que eu chegar em Sampa vamos.
    Se vc tivesse ido já teria cruzado comigo e desfrutado do mega prazer da companhia hehehe
    Bj
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora lá, desfrutar do mega prazer... da taketina. Precisa de coordenação motora ou algum tipo de talento? Medo! Bj

      Excluir